Whatsapp
horticeres

Veja o que plantar no outono e no inverno

dicas
08/04/2021 14h42
COMPARTILHE: whatsapp

O Brasil passa por diversas variações climáticas no decorrer do ano, como o aumento e  ausência de chuvas e as variações da luminosidade que afetam o crescimento das plantas.

Por isso, sempre surge a dúvida do que plantar em cada estação do ano. Cada planta tem seu período adequado de proliferação, algumas espécies frutíferas, hortaliças e flores preferem as temperaturas baixas e o clima mais úmido.

Neste artigo você pode encontrar informações, dicas para plantar e cuidar de suas plantações nesses períodos.

Frutas com Caroço

A melhor época de plantação depende de qual espécie vai ser cultivada e quais as condições climáticas disponíveis, além do solo do local onde será plantada.

Para realizar a plantação de frutas com caroço como a maçã, o pêssego e a ameixa, por exemplo, é necessário ser plantada no inverno, entre os meses de julho e agosto. Isso é válido para regiões quentes, como São Paulo, já onde tem regiões mais frias é importante adiar esse plantio, para evitar as geadas, que são prejudiciais a algumas frutas.

O pêssego, a ameixa e a maçã são frutas muito sensíveis a pragas e doenças. Para realizar um bom manejo fitossanitário, é necessário utilizar defensivos químicos e biológicos para evitar grandes perdas na produção e garantir frutas de qualidade.

Quando o local escolhido para a plantação é o quintal o indicado é plantar no outono e também em outras estações e dar prioridade às árvores frutíferas mais rústicas, como manga, banana, abacate e até mesmo a goiaba, pois elas exigem menos cuidados quando comparada as frutas de caroço.

Frutas Brasileiras

O ingá e o cacau são frutas nativas e que aguentam bem as temperaturas mais baixas.

Espécies conhecidas como jabuticaba e goiaba se desenvolvem bem em regiões do nosso país, mas necessitam de cuidados, pois o inverno é a estação recomendada para o plantio.

Já a pitanga, demora até três anos para produzir frutos, a mangaba e o cajú, são espécies sensíveis ao frio. Se por acaso a muda for plantada nesse período, é necessário colocar maior incidência de iluminação natural no local. Lembre-se que o caju não pode receber muito vento para que não atrapalhe a floração.

Frutíferas no vaso

Pitanga, lichia e amora são frutas que demoram para ser produzidas. O outono é uma boa época para iniciar o cultivo dessas espécies em vaso, já que eles podem ser deslocados para ambientes com mais luz e sem ventos fortes.

Já para o maracujá, que também pode ser cultivado em vaso, os meses recomendados são de abril a julho nas regiões mais quentes, como o Nordeste.

Hortaliças para plantar no outono

Em cidades da região Sul e Sudeste as hortaliças para se plantar no outono são: almeirão, couve-flor, repolho, agrião, couve e alface

Já no Centro-oeste e Nordeste, por conta do clima nessa época deve-se plantar abóbora, alface e berinjela. Enquanto isso no Norte, dê preferência para plantar tomate, cenoura, cebola e abobrinha.

Flores para plantar no outono e no inverno

Margarida, cravina, beijinho e calêndula são as espécies para serem plantadas no outono. Já no inverno invista em capuchinha, dália, gérbera, amor-perfeito ou gerânio, que costumam se desenvolver bem em temperaturas mais baixas.

Agora, se você quer ter um jardim florido o ano todo, a dica é plantar begônias, lavandas e roseiras que se desenvolvem todos os meses e em diferentes regiões do país.

Cuidados 

Agora que você já sabe o que plantar no outono e no inverno é preciso saber cuidar dessas espécies. Veja algumas dicas:

  • Podas: faça podas comuns, para facilitar a entrada dos raios solares nas plantas e retire os galhos secos e comprometidos, assim como folhas mortas ou amareladas;
  • Frequência de regas: fique atento a umidade da terra, as plantas perdem menos líquido e por isso necessitam de menos água durante o outono;
  • Iluminação: mantenha as plantas em locais com uma boa iluminação solar, evitando o aparecimento de fungos e pragas;
  • Preparo para o inverno: algumas árvores frutíferas devem ser “preparadas” para o inverno no início do outono. É o caso da jabuticabeira, que sente bastante o impacto da queda de temperatura e do clima frio. 

 

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.  

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME