Whatsapp
horticeres

Sistema de irrigação: O que é e Cuidados

dicas
14/06/2021 09h18
COMPARTILHE: whatsapp

Se você quer ter sucesso em sua agricultura, então precisa ter dois aliados, a agricultura irrigada e a tecnologia. Desta forma irá suprir todas necessidades hídricas de sua plantação, gerando assim melhores resultados.

Mas atenção, é preciso ter um pouco de conhecimento antes de iniciar esse processo, os aspectos do solo, da cultura, do equipamento e o manejo da água são as responsabilidades do produtor.

Sistema de irrigação

O sistema de irrigação tem o objetivo de fornecer a quantidade de água necessária à plantação e ainda evitar o atraso do plantio, mas é preciso sempre estar atento quando for fazer o planejamento.

Quando não tem se um bom sistema de irrigação alguns prejuízos podem aparecer e para que seja considerado bom é necessário:

  • ter planejamento conforme o solo, a cultura, a topografia, o clima e a água do local;
  • ter conhecimento e utilizar apenas quando haja necessidade;
  • saber se é economicamente viável ao produtor e ao local.

Se você conseguir seguir esses 3 requisitos estará pronto para ter um sistema de irrigação. 

Existem inúmeras possibilidades de se irrigar uma lavoura e algumas vezes isso depende da criatividade do produtor, que se adequa ao que tem. Existem alguns sistemas já determinados, veja a seguir:

Irrigação superficial ou por inundação

Nesse sistema temos o deslocamento da água diretamente da fonte para a superfície do solo, essa água passa por canais ou por inundação. É uma opção com baixo custo tanto de operação quanto de manutenção e não tem problemas com o vento, porém sofre a influência do declive do terreno e pode ter perdas por percolação.

Irrigação por aspersão

Este tipo de irrigação é uma simulação de chuva fina que acontece por um ou vários aspersores e pode acontecer de 3 formas: convencional, pivô central e autopropelido. Essa opção de irrigação tem uma boa eficiência e custo operacional baixo, com a chuva molhando a parte aérea das plantas se cria um ambiente favorável quanto ao desenvolvimentos de pragas, porém tem custos altos para investimento inicial e no consumo de energia.

Irrigação por microaspersão

Parecido com a aspersão mas se difere na precipitação mais suave, uniforme e menos dispersa. Costuma ficar mais próximo a planta e com o aspersor invertido. É uma opção de fácil adaptação e com condições topográficas diversas, além disso faz o uso de menos água, porém pode acontecer de entupir e o custo para implantação é alto.

Irrigação por gotejamento

O sistema de gotejamento é uma opção que fica localizada no pé da planta fornecendo água gradualmente e também pode ser usado com fertilizantes diluídos. Por suas características mantém o solo sempre úmido reduzindo as perdas por evaporação e não é afetada pelo vento, mas atenção pode acontecer entupimentos e manter o sistema radicular em razão da disponibilidade da água localizada.

Cuidados 

Quando o produtor escolhe ter um sistema de irrigação ele terá muitos benefícios para a produção, mas para que o sucesso seja garantido é preciso ter alguns cuidados.

Capacitação e treinamento 

Para começar é preciso ter conhecimento do sistema e também saber da importância do manejo racional da água tanto por motivos ambientais quanto técnicos.

Custos 

Cada sistema demanda uma quantidade de água e também de energia, então planeje-se!

Uso de tecnologia

Use a tecnologia a seu favor!

Com o uso de máquinas é possível saber como está a umidade do solo e sendo assim é mais fácil saber onde está precisando implementar o sistema de irrigação.

Manutenção

Assim como nas máquinas o sistema de irrigação possui vários componentes e eles precisam de manutenção, chame um técnico e mantenha sempre em ordem.

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME