Na região de Campinas realizamos uma série de ensaios para avaliar o desempenho de diferentes variedades de rúcula existentes no mercado. O ensaio contou com a colaboração de Ricardo Luís Mikami e Manoel Arinelson Sobrinho,sócios da revenda Agricamp. Os testes foram conduzidos em oito produtores, sendo três áreas de cultivo em campo aberto, quatro em ambiente protegido (estufa) e uma hidroponia, possibilitando avaliação em diferentes condições. Os resultados obtidos foram consistentes e similares em todos os ensaios.

As oito variedades foram codificadas e enviadas aos produtores sem identificação comercial, a fim de evitar avaliações tendenciosas. Foram colocadas em teste variedades do tipo folha larga e cultivada, conforme tabela abaixo.

Código Identificação
1 Rúcula Cultivada Horticeres (Origem USA)
2 Rúcula Folha Larga Concorrente A
3 Rúcula SelectaHorticeres
4 Rúcula Folha Larga Horticeres
5 Rúcula Cultivada Horticeres (Origem Itália)
6 Rúcula Folha Larga Concorrente B
7 Rúcula Folha Larga Concorrente B
8 Rúcula Folha Larga Concorrente C

Os melhores resultados foram apresentados pela número 3 (Rúcula Selecta/Horticeres), seguida pelas 6 e 8. A variedade número 1 (Rúcula Cultivada/Horticeres (Origem USA)) apresentou resultados muito bons como ótimo stand de plantas, excelente vigor, uniformidade e ciclo muito precoce, sendo este o mais precoce de todas as variedades.

O melhor material, destacando-se visivelmente de todas as variedades nos diferentes tipos de cultivo, foi a variedade 3 (Rúcula Selecta) que apresentou folhas maiores e mais largas, superando as líderes de mercado (6 e 8). Selecta foi a variedade com maior uniformidade, melhor stand e seu ciclo foi o mais precoce quando comparado com as líderes. Não houve diferenças nos volumes dos maços.

Agradecemos Ricardo e Arinelson e deixamos disponível, na forma de arquivo pdf, os resultados deste ensaio, mediante solicitação para [email protected].

As sementes da Rúcula Selecta estarão disponíveis para venda a partir de fevereiro.

Edição 1, ano 1. Janeiro 2011
Textos: Carolina Guidoni
Revisão Ayrton Tullio

Veja algumas fotos

Oi, eu sou a Ceres!

Ceres significa deusa da agricultura. 👸🏽🌱

Por isso fui escolhida para ser a assistente virtual da Horticeres.
Sou uma robô que de forma simples posso te auxiliar a encontrar distribuidores oficiais, te mostrar nossas linhas de produtos, disponibilizar nossos contatos e até te direcionar para um especialista do nosso time.

Além de tudo isso, você sabia que sou a primeira assistente virtual de todas as empresas de Hortaliças?

Ceres