Whatsapp
horticeres

O que são nematóides e como eliminar de sua plantação

dicas
14/06/2021 09h41
COMPARTILHE: whatsapp

Os nematóides constituem um sério problema para o cultivo de diversas culturas em praticamente todas as regiões do mundo. As perdas variam de 20% até 100%, dependendo da densidade populacional, suscetibilidade da cultivar, espécie de nematoide, tipo de solo e condições ambientais (temperatura e umidade relativa). 

Os nematóides são vermes que possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. O tamanho dos nematóides é bastante variável. Eles são capazes de viver em qualquer ambiente que tenha disponibilidade de água e mostram-se extremamente sensíveis à falta de água e à temperaturas extremas. Entretanto, há espécies de nematóides que conseguem resistir ao estresse hídrico durante meses ou anos.

Esses parasitas  podem utilizar os seguintes meios para chegar às áreas de cultivo: água de irrigação, ventos fortes, mudas produzidas em substratos ou solos infectados, máquinas e implementos agrícolas e movimentos de animais e pessoas na área.

Os problemas começam a ser percebidos na parte aérea da planta, que passa a ter dificuldade para retirar água e nutrientes do solo. Normalmente, os ataques ocorrem nas reboleiras, onde as plantas apresentam menor crescimento e amarelecimento das folhas. Os fatores que mais influenciam a ação dos nematóides são: solo, clima, região e tipo do manejo.  

Tipos de nematoides

Há vários gêneros de nematóides relacionados aos cultivos agrícolas. Os vermes atingem diversas culturas, mas várias espécies, mesmo parasitando plantas, não são responsáveis por prejuízos significativos. Os nematóides mais importantes são: Meloidogyne, Heterodera, Globodera, Pratylenchus, Rodopholus, Rotylenchulus, Nacobbus e Tylenchulus.

No Brasil, os danos mais significativos são resultantes do ataque dos nematoide-das-galhas, geralmente Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica, que são as espécies com maior distribuição. A espécie Meloidogyne incognita possui quatro raças (1, 2, 3 e 4), que são caracterizadas por atacar diferentes espécies de plantas. Embora outras espécies do nematoide-das-galhas, como Meloidogyne hapla e Meloidogyne arenaria, sejam observadas em áreas isoladas do país, os maiores problemas ocorrem em regiões tropicais e subtropicais.

Formas de controle

A prevenção é sempre a melhor forma de controle destes organismos e a principal medida de prevenção é evitar a introdução dos nematoides na área de cultivo. Depois de constatada a presença dos nematoides na área de cultivo, o produtor terá que conviver com o problema por um longo período já que sua erradicação é praticamente impossível.

Os danos causados pelos nematoides serão maiores quanto mais elevados forem os níveis populacionais no solo antes do plantio. Desta maneira, qualquer método de controle que reduza esta população inicial pode ser vantajoso.

Deste modo, a cada plantio de uma cultura suscetível, ocorre um aumento da quantidade de nematoides no solo de cultivo e, consequentemente, isso leva o produtor a ter que adotar medidas de controle em sua propriedade.

Portanto, a rotação de culturas é uma das práticas mais importantes e efetivas na redução dos nematoides em uma propriedade. A rotação de cultivos com culturas que não hospedam o nematoide-das-galhas contribui para morte destes organismos por falta de alimento.

 Outras formas de prevenção ajudam bastante, como os seguintes cuidados:

  • limpar os reservatórios de água e os canais de irrigação;
  • usar mudas produzidas em substratos esterilizados;
  • lavar cuidadosamente as máquinas e os implementos agrícolas, principalmente, após sua utilização em áreas infestadas pelos vermes;
  • evitar acesso de pessoas e animais domésticos em áreas infestadas;
  • evitar plantios consecutivos com culturas suscetíveis ao verme;
  • fazer rotação de culturas com gramíneas, como milho e sorgo. Essas plantas reduzem a população dos nematóides;
  • utilizar cultivares resistentes;
  • expor as camadas profundas do solo à radiação solar nas horas mais quentes do dia.

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME