Whatsapp
horticeres

O que plantar no verão e quais cuidados necessários

dicas
23/08/2021 08h02
COMPARTILHE: whatsapp

O verão é a estação mais quente do ano e por isso, é necessário aumentar o uso de protetor solar e tomar muita água. Mas, e para as plantações nessa época, quais cuidados temos que ter?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, afinal, o clima influencia muito na qualidade e na produtividade da plantação, principalmente pelo fato que cada cultura tem condições diferentes para que se desenvolvam.

O brócolis, por exemplo, é uma planta que se desenvolve melhor em temperaturas amenas e não necessita de muita exposição ao sol, enquanto o tomate precisa de muita luz para que possa crescer. Além do clima, também temos que levar em conta as diferenças climáticas de cada região do Brasil, pois isso é um fator indispensável na hora de escolher o que plantar.

No país, cada cantinho tem suas especificidades, mesmo sendo verão em todo Brasil tem lugares em que a temperatura é mais alta, chove mais e é mais úmida, enquanto em outros o clima é mais estável.

O que plantar no verão

Algumas plantas podem ser cultivadas em todo país durante esta estação, como o nabo, a abobrinha de tronco, o pepino, o repolho, o feijão de vagem, a cenoura e a alface de verão e a couve-brócoli, que se adaptam às diversas condições climáticas.

Onde as temperaturas são mais altas, como no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, procure plantas que se adequem ao clima, como o tomate, as abóboras e as morangas. Além disso, você também pode optar pela melancia, o melão, o quiabo, o pimentão e a berinjela. 

Já no Sul e no Sudeste, que o clima é mais ameno, opte por plantas que não gostam de altas temperaturas como a acelga, o agrião, o espinafre, a rúcula e a beterraba.

Cuidados 

Antes de escolher o que plantar no verão é preciso conhecer os cuidados necessários com cada espécie escolhida, dessa forma você pode evitar problemas que são causados devido a grande exposição ao sol, ao excesso de chuva, pelo vento e até pragas. Um item indispensável nesta época do ano é a irrigação, já que as plantas precisam de muita água por conta do calor e pela falta de chuva. 

Para proteger sua plantação do sol uma dica é que se faça um sombrite, que é uma tela preta que bloqueia a entrada da luz, ele pode ser mais aberto ou fechado, isso vai depender de quais plantas você possui, além disso essa técnica ainda pode proteger sua plantação de fortes chuvas.

Outra dica é proteger o solo com uma cobertura morta, onde a terra é coberta por palha ou capim, desta forma você garante uma umidade no solo por mais tempo, diminuindo a temperatura, reduzindo os danos que a chuva forte causa e evitando o crescimento de plantas daninhas.

Nessa época também é muito comum encontrarmos diversas pragas, por isso é importante ter muita atenção!

Plantar durante o verão exige muita atenção e cuidado e para que você tenha produtos com qualidade é preciso saber o que plantar e como cuidar de acordo com o local em que mora.

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME