Whatsapp
horticeres

Dicas para plantar Brócolis

dicas
08/04/2021 14h58
COMPARTILHE: whatsapp

O brócolis é uma espécie pertencente à  família das brássicas, a mesma da couve e do repolho. Seu consumo regular é benéfico à saúde por seu alto nível de cálcio e também está associado a redução da gastrite causada por  Helicobacter pylori.

No mercado atual, encontramos dois tipos de brócolis, o ramoso e o de cabeça única ou ninja. O brócolis ramoso possui caules mais finos e ramificações laterais das inflorescências, sendo comercializado em maços. 

Já o tipo cabeça única, tem somente uma inflorescência terminal de maior diâmetro e botões florais de menor granulometria comparado ao tipo ramoso, sendo esse tipo muito usado na indústria como produto congelado.

Para cultivar essa espécie, é necessário se atentar a alguns aspectos, como o lugar escolhido do plantio, o clima na região e a cultivar desejada.  

Clima 

O brócolis é um vegetal que tem um melhor desenvolvimento em temperaturas amenas, entre 20 °C e 24 °C, e entre 15 °C e 18 °C, antes e depois da emergência da inflorescência central.

Solo

O solo onde será cultivado deve ser de boa drenagem. Para um bom manejo nutricional das plantas, é necessário conhecer a exigência nutricional da espécie e fazer uma análise de solo da área para fornecer a quantidade necessária de nutrientes, para evitar excessos e falta destes. 

Na cultura do brócolis, é importante ter um bom fornecimento dos micronutrientes boro e molibdênio, sendo feita aplicação via foliar. 

Tratos culturais 

O período mais crítico de controle de plantas daninhas é logo após o transplantio das mudas até o bom estabelecimento da planta. A principal praga atual do brócolis é a traça das crucíferas (Plutella xylostella). 

Esta praga pode também favorecer a entrada de doenças como a bactéria Pectobacterium spp., nos tecidos lesionados, aumentando a incidência de podridão-mole nas plantas. 

Outras doenças como a hérnia das crucíferas e a podridão negra também são muito comuns nessa cultura. A rotação de culturas não hospedeiras dessas doenças é um método muito utilizado para reduzir o inóculo destas na área. 

Semente Brócolis Híbrido Odissey

Da linha ouro da Horticeres, esta semente de brócolis tem uma qualidade garantida da cabeça, uma planta vigorosa, uniforme, de arquitetura ereta com bom enfolhamento. Além disso, a cabeça do brócolis é compacta, de coloração verde azulada, floretes definidos e granulometria média.

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME