Whatsapp
horticeres

Dicas para Cultivo protegido

dicas
22/10/2020 09h28
COMPARTILHE: whatsapp

O cultivo protegido é uma técnica muito utilizada por produtores rurais que desejam garantir a produção durante o ano todo e controlar as condições climáticas que interferem no resultado das cultivares como temperatura, radiação solar, vento e umidade do ar. 

As estufas podem ser construídas em alumínio, ferro galvanizado e madeira, e os modelos mais utilizados são o teto plano, capela em arco e túnel alto.

Como o cultivo protegido demanda alguns cuidados metódicos para funcionar, reunimos dicas valiosas de como implementá-la de forma eficiente em sua plantação. 

Como montar uma estufa para cultivo protegido

Diversos aspectos devem ser levados em consideração ao se instalar uma estufa:

  • Deve-se conhecer bem as condições climáticas do local escolhido;
  • Evitar baixadas úmidas, frias e pouco ensolaradas;
  • Evitar locais de baixa ventilação, bem como locais sujeitos a ventos forte, por isso, a construção deve ser orientada no sentido da direção dos ventos predominantes para diminuir o impacto;
  • Favorecer a luminosidade interna e máxima circulação de ar;
  • As dimensões devem ser de acordo com a finalidade desejada: efeito estufa ou efeito guarda-chuva.

Para efeito estufa (regiões muito frias)

Deve ser ampla o suficiente para armazenar calor e aguentar as noites frias, além de ser limitada o bastante para favorecer boa circulação e evitar excesso de umidade. Para condições brasileiras: dimensões de aproximadamente 400 a 1000 m².

Para efeito guarda-chuva (regiões muito quentes) 

Neste caso o raciocínio é inverso, já que devemos utilizar áreas menores, inferiores a 500 m² e com altura mínima do pé direito de 2 m para proporcionar maior ventilação e menor aquecimento possível. 

Dimensões aproximadamente entre 200 e 300 m², com larguras em torno de 6-10 m com vão livre.

A estrutura deve ser bem aterrada e fixada para receber um bom travamento em toda sua montagem, dessa forma, efeitos desastrosos dos impactos provocados pelos ventos fortes são evitados. 

Em relação à cobertura, deve ser feita em dias com pouco vento e sem chuva. Ao colocar o agrofilme (plástico de cobertura), certifique-se que ele está bem esticado e bem tensionado, firmemente fixado ao teto para evitar emendas e rasgos.

Dica bônus: atenção às janelas e portas

Para obter o efeito estufa as laterais devem ser fechadas, vedando bem toda a estrutura, exceto portas e janelas. 

Para garantir a boa ventilação na estufa, é recomendado criar janelas semelhantes á cortinas e persianas, dessa forma é possível levantá-las ou baixa-las, de acordo com as condições climáticas necessárias para a cultura escolhida.  

Essa atitude é essencial para  a troca de gás carbônico, arejamento e controle da umidade relativa do ar e temperatura, que afetam diretamente a fisiologia da planta, visita de insetos polinizadores e ocorrência de doenças. 

Como obter apenas o efeito guarda-chuva? 

Todas as laterais devem permanecer abertas para favorecer ao máximo a ventilação e evitar um superaquecimento. Além disso, é importante fazer monitoramento microclimático do ambiente (temperatura e umidade) durante todo o ciclo da cultura. 

Fazer um manejo correto do solo também é importante, bem como escolher o melhor tipo de irrigação de acordo com a cultura, entretanto, o gotejo é a mais indicada.

É muito importante realizar a assepsia do local antes de introduzir a cultivar, evitar introdução de fitopatógenos e escolher cultivares mais adaptados. 

Vantagens do cultivo protegido

  • Proporcionar condições de produção ao longo do ano todo com ótima qualidade e excelente produtividade;
  • Favorece precocidade da colheita;
  • Proteção do solo;
  • Controle fitossanitário;
  • Economia de insumos (aplicação mais eficiente);
  • Proteção das intempéries.

Desvantagens do cultivo protegido 

Custo inicial elevado

O valor é compensado com o passar do tempo, graças a grande produtividade, além de proporcionar melhor qualidade ao produto final, o que aumenta o valor agregado. 

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional, que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas para garantir resultados eficientes em sua plantação.

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME