Whatsapp
horticeres

Dicas para a germinação do Espinafre Nova Zelândia

dicas
25/09/2020 18h14
COMPARTILHE: whatsapp

A germinação das sementes do espinafre Nova Zelândia pode ser um desafio para muitos viveiristas e produtores em algumas épocas do ano 

O espinafre Nova Zelândia (Tetragonia tetragonoides L.) é nativo do leste da Ásia, Austrália e Nova Zelândia. Foi mencionado pela primeira vez pelo cartógrafo inglês Capitão Cook, que serviu a planta cozida e em conserva para sua tripulação a fim de combater o escorbuto.

No Brasil há duas hortaliças diferentes conhecidas como espinafre: o verdadeiro, consumido pelo herói Popeye das estórias em quadrinhos que pertence à família Quenopodiácea, e o Nova Zelândia, encontrado mais facilmente no mercado brasileiro e pertence à família Aizoaceae.

A semente do espinafre é na realidade um fruto, segundo a classificação botânica, ciência que estuda os vegetais. 

Ainda que alguns viveiristas e produtores em determinadas regiões do país sigam um protocolo de manejo bem sucedido, a germinação do espinafre em algumas épocas do ano tem sido um verdadeiro desafio. 

Neste contexto, juntamos várias dicas utilizadas por diversos viveiros que obtiveram êxito na germinação e produção de mudas do espinafre Nova Zelândia, que podem ser usadas em conjunto ou isoladas:

  • Agitar a embalagem antes da semeadura para uniformizar o tamanho das

sementes;

  • Usar de 3 a 4 sementes/célula;
  • Deixar as sementes na água por 12 horas antes semeadura;
  • Deixar as bandejas empilhadas na câmara de germinação para manter o ambiente

úmido até o início da emergência das primeiras plantas;

  • A germinação das sementes é sequencial, por isso, é possível que haja diferença 

entre a primeira plântula e as demais, já que o calor pode afetar a germinação das últimas; 

  • Manter a irrigação uniforme durante o ciclo, dessa forma você pode evitar que ocorra grandes diferenças dentro do lote de bandejas. No espinafre, a desuniformidade de germinação é muito mais evidente que em outras espécies.

A Horticeres

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional, que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas para sua plantação.  

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME