Whatsapp
horticeres

Dicas de como plantar pimentão

dicas
03/01/2022 21h05
COMPARTILHE: whatsapp

O pimentão (Capsicum annuum) é uma das hortaliças de maior consumo no Brasil, sendo classificada entre as dez hortaliças mais importantes no país e cultivada em todas as regiões brasileiras, com destaque para a região sudeste.
A produção pode ocorrer tanto no campo quanto em estufas, sendo predominantemente cultivado no campo. Normalmente o cultivo em estufas tem como objetivo produzir frutos a serem comercializados maduros na coloração vermelha, amarela e outras.
De acordo com as preferências do mercado consumidor é que se determina os tipos de pimentão a serem plantados, podendo ser pimentões curtos ou “block” para alguns mercados ou pimentões cônicos, que são responsáveis pela maior área de cultivo. Ultimamente o consumidor tem optado por um pimentão de formato mais retangular.

Passo a passo de como plantar

O primeiro passo é escolher o híbrido adequado para sua região, sistema de cultivo e as necessidades do mercado consumidor. Dar preferência para produção de mudas em um viveiro profissional e especializado na cultura.
O espaçamento a ser escolhido depende da época de plantio (mais adensado no inverno ou mais espaçado no verão quando as plantas necessitam de mais espaço para crescerem), devemos levar em consideração as características do material utilizado.
Não é aconselhado ultrapassar uma densidade de 3 plantas/m²; 2 a 2,5 plantas/m² é mais frequente. Os espaçamentos de plantio mais utilizados são de 100-120 cm entre linhas simples e 40-50 cm entre plantas.

Clima

O pimentão é uma planta exigente em temperatura sendo ideal para a germinação uma temperatura próxima a 25°C. A planta tem um desenvolvimento adequado com temperaturas entre 20 e 25°C; o crescimento é deficiente quando a temperatura é abaixo de 15°C e nulo com as temperaturas inferiores a 10°C.
A temperatura ideal para floração e frutificação situa-se entre 20 e 25°C, temperaturas superiores a 35°C comprometem a floração e a frutificação provocando o aborto e a queda das flores, sobretudo se o ambiente é seco e pouco luminoso. Daí a vantagem de se escolher um híbrido adaptado ao nosso clima tropical.
Temperaturas inferiores a 8-10°C reduzem a qualidade dos frutos, dado que estas favorecem a formação de frutos partenocárpicos, que com poucas ou nenhuma semente, ficam deformados e sem valor comercial. A umidade relativa adequada se situa entre 50 e 70%. A umidade baixa combinada com altas temperaturas pode provocar a queda das flores.

Solo

A reação do solo é o primeiro fator que precisa ser conhecido em uma gleba a ser cultivada. Sendo desfavorável, devem ser tomadas medidas corretivas com antecedência aos cultivos.
Caso seja necessário o calcário deve ser distribuído e incorporado ao solo, com metade da dosagem aplicada por ocasião da aração e a outra metade na gradagem. O pH desejado para a cultura fica entre 5,8 a 6,3.
Devemos lembrar que a reação do calcário no solo ocorre na presença de umidade. Quanto menor seu poder relativo de neutralização total (PRNT), mais lento o processo de neutralização da acidez.

Quando colher

Geralmente a colheita dos pimentões inicia-se em 12 a 16 semanas após o plantio, e pode se prolongar por alguns meses. Os pimentões podem ser colhidos quando estão bem desenvolvidos, mas ainda verdes, ou quando estão maduros.

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.

 

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME