Whatsapp
horticeres

Como preparar o solo para cultivo de hortaliças?

dicas
19/01/2021 12h00
COMPARTILHE: whatsapp

O solo é muito importante na agricultura, já que são os grandes responsáveis por disponibilizar o ambiente e os nutrientes necessários para que as plantas consigam se desenvolver e alcançar os seus potenciais produtivos.

Neste contexto, o preparo do solo para cultivos de hortaliças é uma das etapas mais importantes, principalmente porque elas possuem um ciclo bem rápido.

Em áreas de plantio extensas é necessário realizar a análise do solo em laboratórios específicos. Esta técnica é um instrumento principal para diagnóstico da fertilidade do solo e possibilita a recomendação correta de insumos com a finalidade de atingir uma maior produtividade.  

Já no caso de plantios caseiros, é necessário prestar atenção em alguns pontos básicos para atingir o sucesso da plantação. Por isso, certifique-se que seu solo está:

  • Leve
  • Fofo
  • Poroso
  • Com densidade adequada
  • Arejado para o bom desenvolvimento do sistema radicular e aéreo das plantas.

Densidade do solo ideal

É possível realizar o preparo de densidade para obter um solo ideal com as proporções de 1/3 de terra comum, 1/3 de húmus de minhoca e 1/3 de areia. 

Dessa forma a boa sustentação, retenção de umidade, nutrição e permeabilidade do solo para favorecer o desenvolvimento completo de plantas e raízes estará garantido. 

Caso queira algo mais prático, existe também a possibilidade de comprar solos prontos em casas agropecuárias, lojas de construção e floriculturas. 

Os tratos culturais podem variar de acordo com o tipo de plantação, que envolve o espaço, as espécies plantadas, a iluminação e a necessidade de irrigação. É necessário sempre ficar atento à quantidade de água no solo, controlando ou com cobertura seca, ou por meio de gotejamento.

Lembre-se também de realizar a capina, considerado um dos tratos culturais mais importantes no solo para retirar as plantas daninhas que tendem a competir por nutrientes com sua plantação. 

Seguir esses passos e sempre manter a atenção em seu solo e plantas, procurando enxergar todas suas necessidades, é possível ter sucesso na produção.

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.  

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME