Whatsapp
horticeres

Como plantar abóbora

dicas
08/04/2021 14h01
COMPARTILHE: whatsapp

Consumir abóbora em sua alimentação diariamente é uma das formas de se manter uma alimentação saudável. O fruto tem muitas vitaminas B, C e E, além disso ainda possui ferro, cálcio, magnésio e fósforo. Rico em fibras alimentares é uma excelente opção para um lanche, principalmente para quem tem uma dieta controlada ou busca perder peso.

O cultivo do fruto é considerado bastante lucrativo já que é um alimento consumido no Brasil inteiro e também é exportado para vários países como a Europa, desta forma contribui para o setor da agricultura.

A abóbora é uma hortaliça versátil, usada tanto para consumo do fruto maduro em preparação de pratos salgados quanto na indústria de doces. É bastante consumida e cultivada no nosso país, mas se está pensando em cultivá-la, preste atenção em alguns pontos e veja a seguir algumas características para o plantio da abóbora.

Clima

A abóbora é uma planta sensível ao frio e não suporta geadas.  Estudos indicam que a temperatura ideal para germinação vai 25 ºC a 30 ºC e o bom desenvolvimento dos frutos ocorre em temperaturas entre de 18 ºC a 30 ºC.

Plantio

A região onde será cultivada tem que ter solo bem drenado, deve-se fazer a análise de solo para corrigir o pH (entre 6 e 6,5) e fazer a adubação corretamente, evitando falta e excessos de nutrientes. 

O plantio dessa cultura pode ser feito de duas formas: por semeadura direta na terra ou por transplantio de mudas. As covas precisam ter aproximadamente 40 cm de comprimento, 30 cm de largura e 25 cm de profundidade. 

Para o método com sementes, o correto é colocar de duas a três por cova, entre 1 cm e 3 cm de profundidade. Se optar por mudas, o aconselhável é transplantá-las para a terra após o surgimento de duas folhas.

Plantas invasoras

É extremamente importante fazer o controle das plantas invasoras na fase inicial, enquanto as sementes ainda não germinaram, ou logo depois do transplante das mudas, até a frutificação. Depois, as plantas ganham porte e suprimem as plantas invasoras.

Irrigação

A irrigação irá depender da fase da cultura no campo, do regime de chuvas e do tipo de solo. Na fase de frutificação, a cultura exige maior volume de água para o enchimento de frutos. 

Em solos mais arenosos o ideal são irrigações mais frequentes com menor volume de água e solos com maiores teores de argila necessitam de uma menor frequência de irrigação com maior volume em cada aplicação. 

Tempo de colheita

O tempo de colheita varia de acordo com a cultivar utilizada e do manejo da produção, mas o ciclo médio da espécie é de 110 dias.

Semente Abóbora Híb. Tetsukabuto Divina

Da linha verde da Horticeres, essa semente tem a uniformidades dos frutos e um formato redondo-achatado com coloração verde escuro e polpa amarelo intenso, seu peso médio é de 2 kg/fruto. Além disso sua planta é muito vigorosa com hábito de crescimento em rama e alto pegamento de frutos.

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME