horticeres

Como aumentar a produtividade no solo arenoso

dicas
01/06/2021 09h05
COMPARTILHE: whatsapp

Solo arenoso é aquele solo leve, que possui grande quantidade de areia e menos argila, consequentemente são pobres em nutrientes. Este tipo de solo é o mais desafiador para os agricultores devido a pouca capacidade de matéria orgânica e retenção de água, afetando diretamente a produtividade. 

Nesse artigo você vai encontrar quais as qualidades deste tipo de solo para o plantio e os cuidados a serem tomados para obter melhores resultados.

Solo arenoso

Antes de mais nada é preciso saber as características deste tipo de solo para que se tenha um melhor resultado. O solo arenoso é composto por 70% de areia e 15% de argila, e por sua textura ser leve e granulosa acaba gerando poros maiores entre os grãos, com isso o ar circula com mais facilidade e a água escoa rapidamente, secando em menos tempo.

Devido a esse rápido escoamento os sais são mais fáceis levados pela água e por isso é um solo que possui poucos nutrientes, além disso é um terreno com pouco cálcio e tem um pH ácido, contudo este tipo de solo possui baixos níveis de matéria orgânica. 

Principais especificidades do solo arenoso:

  • porosidade alta, elevando o consumo de água para irrigação;
  • umidade baixa;
  • pobreza em nutrientes;
  • deficiência em cálcio;
  • pH ácido.

Essas particularidades aumentam a possibilidade de degradação do solo, como a erosão por exemplo, além disso esse solo tem temperatura mais elevada e a condição de microrganismos do solo é diferente de um solo argiloso, contudo o impacto na produtividade é grande e faz com que o produtor tenha um tratamento diferenciado e escolha as culturas corretas para aquele solo. 

O que plantar neste tipo de solo 

Como este tipo de solo tem temperatura alta e umidade baixa, o plantio pode atrasar, por isso é preciso escolher culturas que são adequadas a esse ambiente. Mas é preciso levar vários aspectos em conta, nos Estados Unidos, na Europa e no Sul do Brasil o solo tem menos sol e calor, por isso as melhores opções de plantação são as de soja, milho e feijão, mas lembre-se que para cada região é necessário ver qual a melhor opção a se plantar.

Uma dica importante é que quando se faz plantação neste tipo de solo é preciso ter mais profundidade, para que tenha contato com a umidade, por isso é importante plantar culturas que se desenvolvem em suas raízes, como as cloratárias, panicum, brachiaria e gramíneas milheto. Além de ter um sistema radicular forte, produzem um grande volume de palhada, promovendo a preservação da umidade no solo.

Aumentando a produtividade e a fertilidade

As técnicas agrícolas são a principal ferramenta do produtor para aumentar a produtividade do solo. Veja algumas: 

Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)

O conjunto das atividades agrícolas, florestais e pecuária fortalece os resultados da sinergia entre as atividades esse sistema pode acontecer em sucessão, em rotação ou consorciado, e em qualquer tipo o uso da terra será otimizado, evitando a abertura de novas áreas para cultivo.

Em particular quando a interação entres gramíneas das pastagens e leguminosas os resultados são ótimos. É provável de ter benefícios da ciclagem de nutrientes do solo e da manutenção da biodiversidade, o ideal é sempre ter um solo com cobertura verde. 

Sistema de plantio direto

Essa é uma técnica usada para a preservação de todos os tipo de solo, a ideia é evitar a desertificação do solo e quando se mantém uma cobertura morta com o mínimo de revolvimento da terra o plantio direto tem muitas vantagens como: 

  • reduz o risco de erosão;
  • aprimora os atributos biológicos e físicos do solo;
  • evita picos de temperatura;
  • eleva o teor de matéria orgânica no solo;
  • ajuda na retenção de água no solo.

Recuperação da fertilidade

Muitas pessoas associam o solo arenoso à infertilidade, mas isso não é verdade, o que acontece é que são solos mais sujeitos a perder nutrientes e ter baixa matéria orgânica e isso precisa ser reposto.

É recomendado utilizar fertilizantes, ou seja, dar nutrientes à terra, devido a baixa retenção pode ser colocado em doses. Uma dica é usar fertilizantes orgânicos, que além da nutrição ainda promovem a biodiversidade do solo. Outra opção é fazer calagem para estruturas a acidez, com essas medidas aumenta a fertilidade e a produtividade.

Adubação com a agricultura de precisão

A variabilidade da agricultura gera inconsistência na produtividade, e a tecnologia de aplicação oferece soluções que trazem precisão. Em locais onde tem essa variabilidade, é possível aplicar de modo mais eficiente e preciso com a boa prescrição de adubação, fertilizante e até pulverização. Assim, todas as aplicações são otimizadas, controlando a liberação do produto conforme a necessidade de cada área do talhão.

Essas novas tecnologias são ferramentas disponíveis aos produtores rurais e podem ajudá-lo a aprimorar os resultados no solo arenoso. Além disso, as técnicas de manejo adequadas podem preservar o solo e elevar sua produtividade.

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME