Whatsapp
horticeres

3 Tipos de Adubos Orgânicos para sua Plantação

dicas
15/09/2021 08h06
COMPARTILHE: whatsapp

O adubo orgânico é muito conhecido na agricultura e pode ter origem animal, vegetal ou de restos culturais. O adubo é sempre feito a partir da decomposição de algum material. Existem diferentes tipos de adubos que podem ser utilizados de diferentes maneiras, dependendo do material que foi usado para a produção.

Esses adubos são ótimas opções para suprir os nutrientes que as plantas precisam, principalmente quando utilizado junto com fertilizantes e tecnologias de aplicação, podendo ampliar a produtividade da planta.

Para te ajudar, nesse artigo vamos falar sobre 4 tipos de adubos orgânicos e quais cuidados preciso ter ao utilizá-los.

1. Compostagem e húmus de minhocas

Na compostagem usamos a decomposição de restos orgânicos como folhas secas e alimentos para que possamos produzir um adubo natural. É uma das melhores opções, pois dessa forma você reutiliza as coisas que seriam descartadas e ainda beneficia o desenvolvimento de suas plantas.

Esse composto pode ser de origem vegetal ou animal, mas antes de ser usado ele precisa passar pela decomposição para que os nutrientes fiquem disponíveis na hora da absorção.

Veja o passo a passo desse processo:

  • Utilize caixas de compostagem sobrepostas ou composteiras para o processo
  • Na primeira caixa coloque folhas e em cima coloque o material orgânico
  • Na segunda caixa coloque os húmus e minhocas, eles ajudam na decomposição.
  • Já na terceira caixa deixe o fertilizante líquido que é produzido no processo.

O processo demora entre dois e três meses e nesse período é preciso fazer a manutenção das caixas, para garantir a saúde da minhoca e o funcionamento de todas as caixas. Uma opção é fazer a aeração, pois ela garante o oxigênio na composteira o que facilita a decomposição dos materiais e evita os maus odores.

2. Estercos de animais herbívoros

São das aves, dos bovinos e dos suínos que é feito o adubo mais tradicional, que é o esterco, podendo ser utilizado em todos os tipos de plantações já que contém um grande potencial de fertilizantes, principalmente quando é misturados com os outros adubos orgânicos.

Antes de utilizar é preciso passar o adubo por uma compostagem, pois tem o risco de contaminação por microrganismos nocivos presentes nas fezes. Para isso coloque os materiais no chão e a cada três dias mexa-os para que não fique úmido, normalmente é preciso esperar um mês para que fique pronto para aplicação.

3. Grama

A grama que cortamos pode ser um grande aliado para seu jardim ou sua horta, já que ela oferece importantes nutrientes como nitrogênio e ainda forma uma proteção que preserva a umidade do solo e reduz os fungos, as ervas daninhas e o aumento de insetos.

Para aplicar é muito simples, é só pegar a grama cortada e espalhar em sua plantação, mas lembre-se de utilizá-la apenas quando já estiver seca, para que não contamine seu solo.

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.

 

Continue lendo

DESIGN & CODE BY MOBME