A Organização das Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) declarou o ano de 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Legumes. O objetivo da escolha desse tema é conscientizar a população sobre os benefícios à saúde do aumento do consumo de frutas e vegetais. Além disso, um apelo à atenção política para evitar perdas e desperdícios desses produtos de alta perecibilidade. 

O consumo regular de frutas e vegetais tem inúmeros benefícios. Eles são fontes de vitaminas, fibras e minerais e podem ajudar a eliminar doenças por serem fontes de antioxidantes. Como parte de um hábito alimentar, podem ajudar a combater doenças como colesterol alto, obesidade, pressão alta e inflamação crônica. 

Apesar de tantos benefícios e uma alta produção nacional de frutas e legumes, estudos mostram que os brasileiros consomem menos que a metade desses alimentos que um europeu. Segundo o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), o consumo per capita no Brasil é de 57 quilos por ano, enquanto os italianos, por sua vez, consomem 114 quilos de frutas, legumes e vegetais por ano.

Outro ponto importante a ser abordado com os objetivos da FAO é a questão de perdas e desperdícios de alimentos. Países em desenvolvimento como o Brasil têm perda de até 50% ao longo da cadeia da produção até o consumidor final de hortaliças e frutas. Uma das metas para este ano é melhorar as abordagens e tecnologias para diminuir este cenário de desperdício. 

Para a produção, a escolha do ano de 2021 voltado ao hortifruti é muito importante para esse setor, que sofreu consequências devido a pandemia do coronavírus. Com o foco no HF, uma ótima oportunidade se abre para melhorar algumas práticas agrícolas apoiando principalmente os pequenos produtores familiares. 

A Horticeres Sementes

A Horticeres Sementes é uma empresa 100% nacional que desde 1967 transmite confiança de geração em geração através de sementes de elevada qualidade. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para mais dicas que vão garantir os resultados eficientes em sua plantação.

Oi, eu sou a Ceres!

Ceres significa deusa da agricultura. 👸🏽🌱

Por isso fui escolhida para ser a assistente virtual da Horticeres.
Sou uma robô que de forma simples posso te auxiliar a encontrar distribuidores oficiais, te mostrar nossas linhas de produtos, disponibilizar nossos contatos e até te direcionar para um especialista do nosso time.

Além de tudo isso, você sabia que sou a primeira assistente virtual de todas as empresas de Hortaliças?

Ceres